top of page

O futuro é coletivo

Manifesto SBC

Manifesto
g.jpg

(Colagem manual feita coletivamente pelos membros SBC)

O futuro é coletivo. 

 

Unir interesses comuns, estar aberto às dissonâncias e ter uma escuta para diferentes vozes é o exercício da Sociedade Brasileira de Colagem. Desejo de ampliar e amplificar os limites da arte da colagem no país. 

 

Colagem é linguagem. Permite ressignificar nossas relações com o mundo. Um processo de identificação, contradição, transgressão e apropriação de imagens e objetos ao retirá-los de seus contextos originais. 

 

Cria memórias inventadas, mesclando passado, presente e futuro em um novo lugar. A arte do encontro e desencontro. Traz diversidade com liberdade de narrativas, sejam íntimas, públicas, políticas ou poéticas. Uma arte democrática. 

 

A colagem é uma potente ferramenta de empoderamento no campo artístico, educacional e terapêutico. Um diário visual que forja nossa identidade e nosso elo com a sociedade.

 

O coletivo SBC busca multiplicar, articular, contribuir e mobilizar diferentes possibilidades para a disseminação da colagem contemporânea. 

 

Construir diálogos entre a arte e seus artistas. Alinhar a realização de projetos com outros coletivos visando reforçar apoios e manter o debate sobre a colagem, suas trajetórias e territórios no mercado de arte.

 

A SBC identifica-se como um coletivo de visão plural, criativa e experimental. Acredita na leveza e na ética como espinha dorsal. Estimula um ambiente propício para o conhecimento histórico, teórico e técnico em constante atualização sobre a arte da colagem. 

 

Participar da SBC é poder afirmar-se como artista. Impulso de inspiração, fôlego e coragem para nossa criação coletiva e individual. 

 

Convocar a poesia de ser coletivo no presente deste futuro.

bottom of page